Rota dos Baobás/Tuxáua

De Rede Mocambos
< Rota dos Baobás
Edição feita às 18h41min de 24 de outubro de 2011 por Ikebanto (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Projeto Tuxáua - Rota dos Baobás


Conteúdo

Projeto Rota dos Baobás

Visa integrar as ações de articulação da Rede Mocambos, que integra aproximadamente 80 comunidades, em 15 estados brasileiros, em sua maioria comunidades quilombolas, urbanas e rurais e também entidades culturais e de terreiros. A Rede Mocambos também vem fortalecendo a integração entre muitos pontos de cultura e ações do Programa Cultura Viva, ações de inclusão digital entre vários ministérios e interação com outras redes de comunicação social. Através de convênio com o Ministério das comunicações, efetivado em 2007, pudemos garantir conectividade pra 65 comunidades das 80 integradas ä Rede. A Rede Mocambos é uma iniciativa da Casa de Cultura Tainã que foi ampliada através do Convênio feito em 2005 com o Programa Cultura Viva Ponto de Cultura Projeto Mocambos. A Rede Mocambos está se ampliando mais através do Programa Telecentros BR em convênio feita em parceria com a Seppir e o Ministério do Planejamento com mais 80 comunidades já cadastradas pela Rede Mocambos no Onid.


Objetivo geral do projeto:

Potencializar a estruturação da Rede Mocambos através da apropriação das novas tecnologias de comunicação e intercambio entre as diferentes realidades mas que buscam as mesmas oportunidades de acesso e inclusão sócio/digital. Desenvolver mapeamento e geo referenciamento dessas comunidades para facilitar a integração entre elas promovendo assim uma rede de trocas, compartilhamento de saberes, conhecimentos, intercâmbio cultural, e de comércio solidário.


Objetivo específico do projeto:

Criar a Rota dos Baobás – Elemento simbólico que nos remete à nossa ancestralidade e tradições. Representação sagrada da nossa presença e do espaço que ocupamos na terra. Articulação/mobilização das comunidades envolvidas na Rede Mapeamento e cartografia das comunidades Encontros presenciais e oficinas de capacitação Registro das interações e produção de conteúdos Banco de dados disponibilizado no portal da Rede Mocambos


Por que esse projeto precisa ser realizado?

Por ser um projeto que acumula 8 anos de experiência onde se pode observar resultados de compartilhamento, apropriação de conhecimentos que vão desde a manutenção de equipamentos até a produção de soluções tecnológicas para fins sociais, como por exemplo a produção coletiva do Portal de Comunicação da Rede Mocambos (www.mocambos.net), e a construção do gerador de energia elétrica produzido na Tainã durante a Pajelança Quilombólica Digital que reuniu 40 representantes de comunidades quilombolas da Bahia entre 08 e 15 de março de 2010. Este gerador foi instalado na comunidade de Ribeirão Grande, Barra do turvo, SP, e conseguimos iluminar o centro social da comunidade e 7 residencias.


Qual é a proposta de continuidade da atuação do proponente ?

Com trabalho em Rede, de tipo associativo e solidário, que, através de Mídias Digitais Livres, organizará a formação de agentes culturais comunitários, geradores de ações cidadãs e participativas, para que estes, instrumentalizados, favoreçam o desenvolvimento da postura crítica e emancipatória na produção e distribuição de produtos artísticos oriundos da cultura popular, gerando empoderamento e renda.

Qual o público alvo que o projeto pretende articular e mobilizar ?

Comunidades ligadas à Rede Mocambos nas regiões onde estão sendo implantados os Núcleos de Formação Continuada da Rede: Alcântara/MA, Itacaré/BA, Olinda-Salgueiro/PE, Porto Alegre – Pelotas/RS, Sapê do Norte/ES, Paraty – Litoral Paulista/RJ, Vale do Ribeira/SP, Belém do Pará/PA,

Qual é a inovação que este projeto apresenta do ponto de vista estético, metodológico, tecnológico, educacional, de sustentabilidade, dentre outros ? 2.7. Qual é a inovação que este projeto apresenta do ponto de vista estético, metodológico, tecnológico, educacional, de sustentabilidade, dentre outros ?

O Projeto Rota dos Baobás

1)Compartilhar Tecnologia Mocambólica; 2)Desenvolver tecnologias da informação e comunicação; 3)Organizar espaços de formação que promovam o encontro, a troca de experiências e a articulação entre os membros da Rede Mocambos; 4)Ampliar a implantação dos pontos de presença pela Rede Mocambos às Comunidades Quilombolas, Indígenas e demais Povos e Comunidades formadoras da Rede; 5) Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para promover processos de educação mais criativos e pertinentes a realidade vivenciada pelas comunidades e entidades membros da Rede Mocambos; Propor mudanças na legislação para possibilitar a implantação de rádios comunitárias, analógicas e digitais, facilitando o acesso das comunidades quilombolas, indígenas e povos e comunidades tradicionais; 6)Potencializar a utilização das tecnologias da informação e comunicação como instrumentos de articulação de políticas públicas e compartilhamento de conhecimento; 7) Desenvolver estratégias de Educação à Distância que não dependam exclusivamente da internet, como a realização de oficinas, produção de materiais pedagógicos escritos, áudio-visuais (Cds e DVDs), material lúdico, entre outros; 8) Promover processos de formação em associativismo, cooperativismo, elaboração de projetos, captação de recursos, gestão de projetos entre outros; 9)Espaço aberto e permanente para articulação e construção de ações de fortalecimento sócio-econômico-político-cultural comunitário.

Como será a interação do proponente com a rede do programa Cultura Viva ?

Dentro da Rede Mocambos encontramos inclusive muitos Pontos de Cultura, conveniados a partir do estímulo da Rede, como por exemplo o Projeto Mocambos Tambor Menino da cidade de Americana , o Ponto Herbert de Souza e o Ponto Fazenda Roseira, Campinas– SP, o Ponto de Cultura Odomodé em Porto Alegre – RS, o Ponto de Cultura Mukando Kandongo em Campo Grande – MS, entre outros.

Quais são os resultados esperados com a realização deste projeto:

O Projeto Rota dos Baobás visa ajudar na implementação de novas abordagens e ações de geração de renda, manejo sustentável de recursos naturais e apropriação de tecnologias de informação e comunicação; reconhecer, estimular e documentar a criação de iniciativas inovadoras, autogeridas e sustentadas que contribuam para a formulação de políticas públicas que assegurem o desenvolvimento das comunidades afrodescendentes é uma das diretrizes fundamentais que embasam as atividades e ações executadas dentro da Mocambos.

CRONOGRAMA E PLANO DE EXECUÇÃO FINANCEIRA

Tabela das Nossas Contribuições a Softwares Livres Externos

  • Atualizada 7 de outubro de 2011
Etapa Trecho UF Kms Pedágio Combustivel Paradas Pernoite Comunidade
Mozilla Firefox daneoshiga bzum daneoshiga
Evince (document viewer/pdf) hick209, bzum, marcicano mquasar hick209
BePDF, xpdf marcicano  ?
Ekiga (video conferência) flecha flecha
Empathy (video conferência) fefo
Lib Folks (Telepathy, video conferência) karmiac
Scilab (alternativa ao Matlab) v1z penalv v1z
VxL (video x libraries) v1z v1z
ImageMagick (proc. de imagens) v1z v1z
OpenOffice / LibreOffice hick209
Pure Data - Pd (programacao com blocos) v1z, automata, greenkobold
puredata_opencv (OpenCV + Pd) v1z v1z v1z
Chuck (programacao temporal para musica) rfabbri automata, rfabbri rfabbri
Miniaudicle (IDE live para o Chuck) rfabbri automata, rfabbri rfabbri
WebRTC (videoconferencia pelo navegador) automata
  • Favor notar que muitos participaram e ajudaram os colegas acima em diversos desses commits. Talvez no futuro uma coluna de "participantes/ajudantes" possa ser incluida.


Rota dos Baobás
Etapa Trecho UF Kms Pedágio Combust Paradas Pernoite Comunidade
Etapa 1 1 – Camp/Ubatuba SP 282
2 - Ubatuba/Paraty RJ 73
3 – Paraty/Valença RJ 222
4 – Valença/Quissamã RJ 331
5 – Quissamã/Conc da Barra ES 572
6 – Conc da Barra/Itacaré BA 613
7 – Itacaré/Cachoeira BA 306
8 – Cachoeira/Montes Claros MG 881
9 – Montes Claros/BH MG 423
10- BH/Campinas SP 579
Total 5 4.282
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Rede Mocambos