Rio Grande do Sul

De Rede Mocambos
Edição feita às 10h15min de 6 de julho de 2012 por Vince (disc | contribs)
(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Instituto Socio cultural Afrosul/Odomode

X Y
Nome da Instituição Instituto Socio cultural Afrosul/Odomode
Telefone: 51 33987917/ 51 81017917
Responsável pela Instituição: Paulo Sergio Medeiros Barbosa

Linha siples

Teste linha com espaço
Teste linha com doi pontos

Atividades produtivas:

Atividades desenvolvidas:

  • Formamos no em 2009 a Emcubadora Griôs Artistico Cultural Odomode que realizada emcubação de projetos e artiristas locais. A encubadora realiza atividades na cadeia produtiva d a musica ofertando oficinas e gravação de audio e produção cultural. O projeto realiza gravações de audios e digitalização de audios e videos.
  • Contamos ainda com o projeto da grife Afrosul/Odomode. Projeto produz roupas personalizadas.
  • Artezanato de Mestre |Chico . Colares Pulseiras e acessórios confeccionados a partir de elementos da natureza assim como instrumentos de percussão variados, sopapo, Djambe e outros.
  • Artesanato variados de Agave como tapetes, bonecas, curtinas e etc.. todos os materiais produzidos a base de sisal que é estraido naturalmente do Agave.Ainda prozimos o suco do agave retirado das folhas, depois das folhas amassadas surge o sisal materia prime. Essa planta é encontrada em todo o mundo.Oferecemos tambem oficinas de manejo e manuzeio do agave.
  • Artesanato Abaiomi: Boneca. Confeccionadas a partir de materias reciclaveis. Realizamos nessa atividade oficinas de geração de renda com a construção de bonecas.

Em relação a cada atividade produtiva, gerar as seguintes informações:

  1. Onde se localiza o núcleo produtivo? Na sede do Instituto Sociocultural Afrosul/odomode, localizado em Porto Alegre RS no bairro Jardim Botanico
  2. Quantas pessoas estão envolvidas nessa produção e quais os impactos socioculturais, econômicos ou ambientais para as comunidades envolvidas? (número de pessoas envolvidas direta ou indiretamente no projeto, desenvolvimento local ou regional, formação de rede e outras fontes de renda do projeto.) Em torno de 25 pessoa direta e 200 indiretas. O projetos são voltados para sustentabilidade e renda dos participantes. Oprojetos tem um olhar para a cultura afrodecendente
  3. Qual a abrangencia da comercialização (local, intermunicipal, interestadual, nacional)? Comercio é feito no ponto e locais proximos com mais frequencia atividades locias, mas comercializamos em feiras, encontros e seminarios, intermunicipais, interestaduais, nacionais
  4. Qual a forma (venda direta, feiras, loja, revenda, atravessadores, site, etc) e a regularidade da comercialização? (diária, semanal, mensal, de acordo com alguma estação , anual, depende de eventos, etc) Direta. No ponto aos domingos. Outros produtos ficam sendo comecializados diariamente pelos artitas em diversos locias da ciadade com a realização de oficinas.
  5. Existe uma coordenação desse coletivo produtivo? Quem? Não. Mas existe uma vontade de termos atividades coordenadas. Nesse sentido recentemente fundamos a cooperativa Rizoma encubada dentro do Ponto Afrosul/Odomode que pretende entre suas funçãoes ações diretivas voltados a sustentabilidades e renda.
  6. Quais os 3 principais desafios do núcleo produtivo? Difusão dos produtos em outras localidades do mundo buscando dar visibilidade dos protutos e serviços oferecidos; Forma originais de distribução dos produtos a distancia com custos menores; Coonsultoria de mercado e Financiamento.
  7. Quais os meios de divulgação, mobilização e comunicação utilizados no projeto? Mala direta, boca a boca. Sempre que sabemso de um evento que pode ser realizado a comecialização os integrantrs são avidos atravez do email e telefonemas.
  8. Consegue visualizar qual tipo de ação em rede poderia fortalecer o sistema produtivo que esté envolvido? Consultoria de mercado para difusão e distribuição criativas.Rotas de comercio altenativas.
  9. Existe algum tipo de apoio externo? Sim. Temos apoio da rede dos pontos de cultura. O apoio vem das ativasdes realizadas nas comunidades pelos pontos que sempre reunem movimento ai os artesões previamente contactados levam s eus materiais.

Nome de quem preencheu esse formulário e contato: Paulo Sergio Medeiros Barbosa - PC email:barbosa175@gmail.com fone: 51 33987917 / 81018645

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Rede Mocambos