Pernambuco

De Rede Mocambos
Edição feita às 16h53min de 7 de dezembro de 2011 por Say (disc | contribs)
(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Produtora Colaboratia Umbigada no AR

Identificação de setores produtivos da Rede Mocambos

Nome da Instituição: Centro Cultural Coco de Umbigada Contatos: (81)3439.6475 - cocodeumbigada@gmail.com (81)88596705 – bethdeoxum@gmail.comde Responsável pela Instituição: Maria Elisabeth Santiago de Oliveira – (Mãe Beth de Oxum) Atividades produtivas: Confecção de roupas (blusas, saias, caftas e calças) e acessórios (bolsas e panos de cabeça). Instrumentos musicais (xekerese tambores) Em relação a cada atividade produtiva, gerar as seguintes informações: 1. Onde se localiza o núcleo produtivo? O núcleo produtivo se divide entre os locais das parceiras terceirizadas (corte, costura e pintura), o Terreiro Ilê Axé Oxum Karê, Rua João de Lima, 42, Guadalupe,Olinda-PE, com a confecção dos xekeres, e o ponto de distribuição e vendas, que é o Centro Cultural Coco de Umbigada , na Rua do Guadalupe, 380, Guadalupe, Olinda-PE. 2. Quantas pessoas estão envolvidas nessa produção e quais os impactos socioculturais, econômicos ou ambientais para as comunidades envolvidas? DIRETAMENTE: Corte, costura e pintura – cerca de 06 pessoas Xekeres e tambores – 03 pessoas Distribuição e vendas – 5 pessoas INDIRETAMENTE: Comunidade do Guadalupe e entorno; comunidades terceirizadas. Geração de renda associada à trabalhos temporários e terceirizados, para confecção de roupas e acessórios, pois a demanda ainda não é constante, solicitada pela reposição de peças e pedidos específicos, também para o grupo interno do coco . Mobilização da comunidade local na obtenção de produtos e também na distribuição para locais mais distantes. O Xekere traz a questão cultural e ambiental forte por tratar de instrumento tradicional da cultura afro-indigena, de presença em grupos artísticos locais e usar a cabaça como matéria prima original, portanto a preservação e conservação do meio ambiente.

3. Qual a abrangência da comercialização. Principalmente entre as comunidades e grupos culturais de Olinda, Recife e todo Pernambuco, abrangendo em menor escala todo o território nacional.

4. Qual a forma (venda direta, feiras, loja, revenda, atravessadores, site, etc) e a regularidade da comercialização? (diária, semanal, mensal, de acordo com alguma estação , anual, depende de eventos, etc) Venda direta no Centro Cultural Coco de Umbigada, eventos culturais onde o Coco de Umbigada se apresenta, eventos nacionais de articulação do Coco de Umbigada, e espaços acessíveis e esporádicos. A regularidade fica por conta do estoque, tendo as vendas são diárias, mais os eventos. 5. Quais os 3 principais desafios do núcleo produtivo? Captar recurso para aumentar as vendas para aumentar a geração e divisão de renda entre os envolvidos. Melhorar o conhecimento em técnicas de vendas e distribuição, publicidade dos produtos. Montagem de um catálogo dos produtos e diversifica-los.


6. Quais os meios de divulgação, mobilização e comunicação utilizados no projeto; Boca-boca, internet, Centro Cultural Coco de Umbigada, Rádio Amnésia FM 88,5, Blog do Coco – sambadadecoco.wordpress.com 7. Consegue visualizar qual tipo de ação em rede poderia fortalecer o sistema produtivo que está envolvido? Participação em feiras, criação de uma rede e-commerce, postagem de liks e sites institucionais de grande acesso etc. 8. Existe algum tipo de apoio externo? (Se sim, descreva que tipo de apoio e qual origem) Ainda não, o externo é mesmo com a venda dos produtos para comunidade.

Nome de quem preencheu esse formulário e contato: Mãe Beth de oxum – 81 – 3439.6475 – 81 – 8859.6704 bethdeoxum@gmail.com

Renata Lourenço relou.santos@gmail.com

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Rede Mocambos