Biblioteca Digital

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Vince (disc | contribs)
(Criou página com ' == Projeto de Parceria == v1, 18/abril/2012 Neste projeto propõe-se a criação de uma biblioteca digital com recursos abertos baseado nos acervos disponibilizados pela Cas...')
Edição posterior →

Edição das 11h15min de 18 de abril de 2012

Projeto de Parceria

v1, 18/abril/2012

Neste projeto propõe-se a criação de uma biblioteca digital com recursos abertos baseado nos acervos disponibilizados pela Casa de Cultura Tainã e parceiros da Rede Mocambos.

Estes recursos serão prioritariamente de caráter digital, incluindo fotos, vídeos, textos e multimídia já disponíveis nos computadores da Tainã, bem como nos sites da Rede Mocambos (http://acs.taina.net.br e http://www.mocambos.org).

Utilizaremos o software Greenstone (http://www.greenstone.org) para organização de acervos temáticos e disponibilização dos mesmos abertamente na web.

Buscaremos proporcionar acesso livre seguindo os princípios de Recursos Educacionais Abertos, utilizando formatos e padrões abertos sempre que possível, bem como licenças mais permissivas, como Creative Commons.

Buscaremos organizar as coleções e recursos para que possam ser utilizados em ambientes educacionais formais e não formais, permitindo que aprendizes e educadores façam uso, reuso, adaptação e modificação dos mesmos para propósitos de ensino-aprendizagem.

Atividades

  1. Identificar as obras disponíveis em formato digital e formato impresso (passível de digitalização) com atenção aos direito autorais e cessão de direitos dos mesmos.
    • encontrar voluntários
    • alunos iniciação científica júnior podem ajudar
    • trabalho com pendrives
    (4 reuniões)
  2. Formar equipe de trabalho inicialmente com membros da Casa de Cultura Tainã, Claudia Wanderley do CLE-UNICAMP e Tel Amiel do NIED-UNICAMP, incluindo também membros externos interessados no projeto.
    • quem entrar nesta etapa, deverá trabalhar conosco por um ano
    (1 reunião)
  3. Discutir as possibilidades de termos de uso (licenças) e formatos abertos para organização do acervo.
    • workshop recursos abertos Tel Amiel
  4. Definir possíveis recortes para coleções
    • Debate sobre o melhor forma de agregar as informações que escolhemos colocar na biblioteca digital, tema, data, tipo de mídia, etc.
    (2 reuniões ou quantas reuniões forem necessárias, este é o coração do trabalho)
  5. Identificar as configurações e sistemas necessários e disponíveis na Tainã (e parceiros) para hospedagem da biblioteca digital
    1. Ney, Ike Banto
    2. Definição de servidor para coleções e sistema
    (1 reunião)
  6. Estabelecer cronograma para equipe de trabalho inicialmente com membros da Casa de Cultura Tainã, Claudia Wanderley do CLE-UNICAMP e Tel Amiel do NIED-UNICAMP, incluindo também membros externos interessados no projeto.
    1. Quem entrar nesta etapa, deverá trabalhar conosco por um ano
    (1 reunião)
  7. Discutir as possibilidades de harvesting entre outras bibliotecas Brasil e África, definição de padrão de metadados e contato com IBICT-MCT.
    1. Workshop bibliotecas digitais Claudia Wanderley
  8. Cumprir o cronograma para equipe de trabalho.
  9. Manter relatórios semestrais das atividades disponibilizados para todo o grupo.
  10. Paralela e continuamente buscar recursos para manutenção e melhoria da circulação digital do conteúdo
    1. Definir responsáveis pela busca de recursos
    2. Seppir-Presidência da República, Academia Africana das Línguas, Casa das Áfricas, Unipalmares, MCT, Minc, entre outros.
    (uma reunião mensal)
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Rede Mocambos