Pará
Nome da Instituição: Negoocio Produções /Coletivo Casa Preta Contatos: negroguine@gmail.com, pernaabe@gmail.com Fone: (91) 3274-1378, 8141-2491, 8107-3715 Responsável pela Instituição: Lourenço Ribeiro Filho “Guinê Ribeiro” Andenso de Sousa Ferriera “ Don Perna Michel Rabelo.
Atividades produtivas: A Negoocio produções é uma empresa prestadora de serviço na área da tecnologia da informação e comunicação.Trabalhando com soluções, suporte e treinamentos,usando software livre (GNU/Linux), há oito anos na área. É braço do Coletivo Casa Preta e Rede Mocambos, que atua a cerca de 4 anos na região norte do país dando suporte para projetos sociais, pontos de cultura, governos locais, com ações que vão desde a formação técnica de agentes culturais até a mostra e exibição de filmes. As comunidades atendidas pela Casa preta/Rede Mocambos, são na sua maioria consideradas comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas) e desenvolvem projetos de resgate histórico, registro e documentação de história oral geralmente suportadas pelo uso das novas tecnologias. A Negoocio Produção por sua vez é especializada na produção, edição e finalização de peças multimídia (video, audio, gráficos, fotografia) e utiliza tanto softwares proprietários como softwares livres na produção e edição de suas peças.
Em relação a cada atividade produtiva, gerar as seguintes informações: 1. Onde se localiza o núcleo produtivo?
Belém
2. Quantas pessoas estão envolvidas nessa produção e quais os impactos socioculturais, econômicos ou ambientais para as comunidades envolvidas? Diretamente estão envolvidas 10 pessoas e indiretamente mais de 20, esse projeto contribui no no fortalecimentos e e conscientização das pessoas para a necessidade de trabalhar coletivamente onde possão de forma colaborativa gera renda para os coletivos parceiros. 3. Qual a abrangencia da comercialização (local, intermunicipal, interestadual, nacional)? Os serviços oferecidos pela empresa e coletivo tem clientes em todo o Brasil, mais no momento evidencia no âmbito da região norte.. 4. Qual a forma (venda direta, feiras, loja, revenda, atravessadores, site, etc) e a regularidade da comercialização? (diária, semanal, mensal, de acordo com alguma estação , anual, depende de eventos, etc) A comercialização e oferecimentos de serviços ocorre em feiras, vendas direta no local de produção, encomendas via internet, e demais formas de negociação. 5. Existe uma coordenação desse coletivo produtivo? Quem?
Sim! A iniciativa e coordenada por 3 pesoas, Guinê Ribeiro, Dom Perna e Michael Rabelo
6. Quais os 3 principais desafios do núcleo produtivo? Aumentar as vendas para aumentar a geração e divisão de renda entre os coletivos que participão do coletivo casa preta. . Melhoras e qualificar técnicamente os profissionais que atuam diretamente na iniciativa . Conseguir capitar recursos para que o coletivo tenha um capital de giro proprio para realização de nossas atividades.
7. Quais os meios de divulgação, mobilização e comunicação utilizados no projeto; Internet, rádio e material impresso 8. Consegue visualizar qual tipo de ação em rede poderia fortalecer o sistema produtivo que esté envolvido? Participação em feiras, criação de uma rede e-commerce de venda e troca de produtos e serviços, postagem de liks e sites institucionais de grande acesso etc.
9. Existe algum tipo de apoio externo? (Se sim, descreva que tipo de apoio e qual origem) Não
Nome de quem preencheu esse formulário e contato: Lourenço Ribeiro Filho “Guinê Ribeiro” (91) 8141 2491 Email: negroguine@gmail.com Elegbara@riseup.net
Nome da Instituição: Associação Quilombola de África e Laranjitba/ Filhos do Quilombo Contatos: 91-92115822/91989243 – rm_mojuense@yahoo.com.br Responsável pela Instituição: Raimundo Magno Cardoso Nascimento Atividades produtivas: Panelas de cerâmica, geralmente de cor preta, bio-jóias feita a base semente, madeiras, fibras e demais gêneros naturais. Artefatos em madeira (utilitários, decorativos, adornos, móveis etc. Instrumentos musicais tradicionais. Em relação a cada atividade produtiva, gerar as seguintes informações: 1. Onde se localiza o núcleo produtivo? Na comunidade Quilombola de África e Laranjituba, situada na Rod. Alça Viária Km 68, ramal Caeté, Moju- Pará. 2. Quantas pessoas estão envolvidas nessa produção e quais os impactos socioculturais, econômicos ou ambientais para as comunidades envolvidas? 3. Diretamente estão envolvidas 40 pessoas e indiretamente mais de 30, esse projeto oferece qualificação e conscientização das pessoas para com a natureza e sua preservação, dessa atividade as famílias geram renda de forma sustentável e preservam as condições naturais da Amazônia. 4. 3. Qual a abrangência da comercialização. A comercialização apesar de ter clientes em todo o Brasil, se evidencia no âmbito regional.
5. Qual a forma (venda direta, feiras, loja, revenda, atravessadores, site, etc) e a regularidade da comercialização? (diária, semanal, mensal, de acordo com alguma estação , anual, depende de eventos, etc) A comercialização ocorre em feiras, vendas direta no local de produção, encomendas via internet, e demais formas de negociação. 6. Existe uma coordenação desse coletivo produtivo? Quem? Sim! O projeto tem coordenação geral e coordenação de produção. Atualmente os coordenadores e idealizadores do projeto são: Raimundo Magno e Claudia Suely – Coordenação direta e Catarina Macedo – Coordenação de produção. 7. Quais os 3 principais desafios do núcleo produtivo? Aumentar as vendas para aumentar a geração e divisão de renda entre as famílias. Melhoras a qualidade dos produtos. Melhoras o conhecimento em técnicas de vendas de nossa gente. 8. Quais os meios de divulgação, mobilização e comunicação utilizados no projeto; Boca-boca, internet, cartazes, cartas, ofícios. 9. Consegue visualizar qual tipo de ação em rede poderia fortalecer o sistema produtivo que está envolvido? Participação em feiras, criação de uma rede e-commerce, postagem de liks e sites institucionais de grande acesso etc. 10. Existe algum tipo de apoio externo? (Se sim, descreva que tipo de apoio e qual origem) Sim! Atualmente o projeto conta com a acessória do SEBRAE/PA, regional baixo Tocantins. A ação visa a melhorias da produção e o encontro de formas de comercialização dos produtos.
Nome de quem preencheu esse formulário e contato:
Raimundo Magno Cardoso Nascimento