NPDD/Baobáxia/RelatórioMetadados
Relatório geral sobre metadados para o Baobáxia
Conteúdo:
- Descrição geral da pesquisa de Metadados e políticas de metadados: - Mídias e Mucuas - Armazenamento do metadado: arquivos, padrões adotados e intercâmbio - Código
Conteúdo |
Descrição geral da pesquisa de Metadados e políticas de metadados
A pesquisa sobre metadados para o sistema Baobáxia compreendeu as definições diretamente relacionadas aos metadados das mídias e também a participação na modelagem geral dos objetos do sistema, assim como a definição de formatos para troca de dados. Por metadados entendemos toda a informação a respeito de si, seja para a mídia, seja para as Mucuas como para o sistema. Deste modo, num entendimento amplo de metadados, consideramos que qualquer dado descritivo a respeito do sistema como um todo deve ser entendido como um metadado, e logo deve ser armazenado em arquivos de definição.
Essa diretiva partiu de uma orientação em conjunto com o desenvolvimento do núcleo do software Baobáxia (https://github.com/RedeMocambos/baobaxia). Deste modo, tudo que envolve a descrição de elementos do sistema pode ser considerado um metadado. Os metadados, embora tenham como objetivo a estabilidade da informação, devem contemplar a possibilidade de alterações nas suas definições, bem como a expansão futura.
De início, definem-se dois tipos principais de metadado:
- metadado do sistema / políticas (arquivos de configuração, regras de funcionamento) - metadado do acervo/das mídias
Não coube à pesquisa em metadados a definição das políticas, mas a orientação de como estas deveriam ser armazenadas e estruturadas. As políticas de sistema dizem respeito a definições gerais sobre a configuração do software e de critérios estabelecidos politicamente, isto é, atendendo às demandas da comunidade usuária e gestora do sistema Baobáxia. Entretanto, há uma escolha que entende a importância da distinção entre o sistema e suas configurações, estas que devem ser implementadas de acordo com as necessidades locais da Mucua ou do repositório (baobáxia / Rede Mocambos).
A partir da definição de políticas, ocorre a tomada de decisões pelo sistema, respeitando aos critérios estabelecidos. Essa definição possui normas técnicas próprias, mas é abrangente o bastante para permitir que novas políticas sejam incorporadas ao sistema conforme surjam novas necessidades.
Mídias e Mucuas
Os metadados relacionados a mídias e mucuas constituem o núcleo do sistema. Em tratando-se de um sistema de acervo distribuído, os nós (Mucuas) e arquivos contidos nesses nós (Mídias) são os principais elementos do sistema do ponto de vista dos conteúdos.
As mídias sempre estão associadas a mucuas originadoras (as quais originaram a publicação), e dividem-se por tipos:
- vídeos - imagens (fotografias, desenhos etc) - áudios (músicas, entrevistas, programas de rádio etc) - arquivos (documentos, textos e demais arquivos)
Cada tipo de mídia possui especificidades do ponto de vista de seus metadados, ao que buscou-se definir o que há de comum entre todas. Os metadados foram definidos preliminarmente como o mínimo essencial possível, sendo que qualificadores adicionais devem ser estendidos ou como tags ou como metadados específicos do tipo de arquivo. Assim, chegou-se aos seguintes campos, cuja definição encontra-se nos arquivos de políticas (ver adiante):
- data (AAAA-MM-DD_HH:MM:SS) - uuid (identificação única do arquivo) - title (título, texto não único) - comment (comentário, texto aberto) - author (mocambola, associado a quem publicou o arquivo) - type (tipos das mídias [vídeo|imagens|áudios|arquivos] - format (formato do arquivo, definido em arquivo de políticas) - origin (mucua, o servidor a partir do qual arquivo foi publicado) - repository (referência ao repositório git annex a que está vinculado o arquivo) - tags (etiquetas, múltiplas; somente descritoras ou também funcionais)
Além da mídia, as mucuas (nós do acervo, servidores locais) possuem também metadados específicos, bem como associados. Os metadados específicos dizem respeito a informações ligadas diretamente ao servidor; as associadas, ao conteúdo hospedado no servidor. Dessa forma, temos:
- note (texto geral sobre a mucua) - description (nome da mucua) - uuid (identificador único da mucua)
Quanto ao metadado associado, diz respeito a todas as etiquetas de conteúdos que estejam hospedados na mucua. Está previsto como um metadado descritivo sobre a mucua um relatório agrupando todas as etiquetas dos arquivos hospedados, o que permite aos mocambolas (usuári@s) ter uma ideia geral sobre as características do acervo de determinada Mucua.
Armazenamento do metadado: arquivos, padrões adotados e intercâmbio
- adoção do JSON (também para intercâmbio de dados)