Sudeste/SP
Comunidades de São Paulo:
- Comunidade Quilombola André Lopes
- Comunidade Quilombola Brotas
- Comunidade Quilombola Cafundó
- Comunidade Quilombola Camburi
- Comunidade Quilombola Cangume
- Comunidade Quilombola Cedro
- Comunidade Quilombola Fazenda D' Caixa
- Comunidade Quilombola Galvão
- Comunidade Quilombola Mandira
- Comunidade Quilombola Maria Rosa
- Comunidade Quilombola Pedra Preta
- Comunidade Quilombola Pedro Cubas
- Comunidade Quilombola Pedro Cubas de Cima
- Comunidade Quilombola Pilões
- Comunidade Quilombola Porto Velho
- Comunidade Quilombola Reginaldo
- Comunidade Quilombola Ribeirão Grande
- Comunidade Quilombola São Pedro
- Comunidade Quilombola de Bombas
Relatórios
No mês de Junho houve uma avaliação sobre as ações estratégicas para a continuidade do projeto de forma a observar que a Rede já aculuma um capital político, metodológico, pedagógico e conceitual, carregado de valores simbólicos, acumulo possível pela participação na Rede de diversas comunidades rurais e urbanas que se constituem como Rede Mocambos.
O projeto quando escrito visava aplicar a usabilidade das ferramentas mas previa também que as demandas da comunicação comunitária ultrapassaria os pontos de ação traçados no projeto.
A realização do encontro em fim de Maio e início de Junho mostrou potenciais pedagógicos e metodológicos latentes,o encontro de experiências distintas, conseguimos aplicar algumas coisas e as ideias decorrentes disto fez surgir um debate entre a Rede de possibilidades reais da comunicação comunitária ao ponto de conhecer as demandas das comunidades e buscar as soluções para sua efetivação.
Conhecer as demandas nos deslocou para um levantamento de comunidades onde estão em funcionamento os telecentros.br, e o quadro não é nada positivo. A maioria das comunidades que receberam os telecentros não está em funcionamento.
Houve a decisão então de colocar os telecentros para funcionar.
Além disso o Núcleo de Formação Continuada Casa de Cultura Tainã
Plano de trabalho
O que?
Articulação para efetivação de parceria para a difusão e circulação do acervo organizado pelo Ponto de Cultura Coisas da Prosa localizado no Município de Iporanga, alto do Ribeira.
Contribuição para registro da produção de conteúdo do Vale do Ribeira em suas diversas facetas como as festas populares e as lutas e conquistas políticas.
Também contribuir com fomento de apropriação de saberes ligados à criação de acervo, memória, patrimoniamento a apropriação de linguagens tecnológicas digitais
Como?
A entidade Prosa na Serra e a Associação dos Moradores do Bairro Serra iniciaram as ações do Ponto de Cultura Coisas da Prosa em 2010 para o fortalecimento das práticas já realizadas pela entidade, sendo algumas delas a Roda de Viola no bairro Serra e o Cinema Livre nos quintais quilombolas e rurais, já bastante apropriadas pelas comunidades.
Os registros também envolvem ações políticas para a defesa do modo de vida quilombola e caboclo, no sentido de valorizar e fortalecer sua relação com o território bem como as manifestações que são registradas em processo de formação de acervo contextualizado das contribuições comunitárias do Vale do Ribeira.
vídeos, fotos e mais informações em: http://prosanaserra.pilarcultural.org/
Este ponto se liga as ações do projeto Núcleos de Formação e Comunicação Quilombola da Rede Mocambos que tem como objetivo difundir as contribuições quilombolas através da estruturação de acervo para a efetivação de uma Rede Nacional de Comunicação Comunitária.
- Reunião para construção de calendário de ações.
Onde:
Ponto de Cultura Coisas da Prosa ou em Ribeirão Grande
Quando:
Sugestão - começo de julho.
Contatos:
Titi, Nilce e Guilherme.
O que?
Articulação para levantamento da situação dos Quilombos de Campinho, Camburí e entorno.
Reunião de articulação com o Fábio Black.
Contatos: Fábio Black e Gabriela
O que?
- Elaboração de roteiro para vídeos que apresentem a proposta da Rede Mocambos.
Sugestão: usar também a linguagem de animação.
O que?
- Mapear a violência ocorrida no Vale do Ribeira por causa de conflitos fundiários, criar um mapa da violência dentro do mapa de georreferenciamento da Rede Mocambos onde possam ser postadas as informações sobre violência.
O que?
Realizar vivências sobre as ferramentas da rede junto ao público e às profissionais do Centro de Convivência Toninha.