Tutorial webrádio

De Rede Mocambos
Edição feita às 19h23min de 18 de agosto de 2013 por Guine (disc | contribs)
(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Transmissão ao vivo

Na transmissão ao vivo, o áudio que toca na sua placa de som é enviado em "tempo real" para um servidor de webrádio e, de lá, distribuído na hora para todos os ouvintes. No próximo tópico você verá o procedimento geral de como fazer uma rádio pela web e em seguida daremos um pouco mais de detalhamento.

Transmissão ao vivo em 10 minutos

Aqui vai um pequeno e rápido roteiro de como fazer uma webrádio em alguns minutos, sem se perder em considerações teóricas.

   Você precisará de computador com placa de som e conexão à internet;
   Você tem que decidir que tipo de rádio será a sua. Será só de mp3? Será mp3 + áudio externo (toca-discos, mixer, microfone, etc)?
   Se a rádio tiver áudio externo, você deve ligá-lo à placa de som com cabo de áudio. Se você tem um microfone, mesa de som ou outra fonte de áudio, ligue-a na entrada de linha (line in) da placa de som;
   Ajuste o volume do som do seu computador utilizando um controle de volume;
   Faça uma gravação de áudio no computador com o programa que você costuma usar, apenas para saber se a placa de som está funcionando corretamente;
   Em seguida, você precisará de um software fonte e os dados do servidor para o qual você vai mandar o sinal. Você precisa das seguintes informações sobre o servidor: 
   endereço do servidor
   porta da conexão
   tipo de servidor
   ponto de montagem
   senha 
   Além disso, você precisa saber qual será a qualidade do áudio da sua transmissão. para que ele não fique muito pesado pra baixar, sugiro algo como 16kbps Mono ou 24kbps Mono;
   Agora escolha qual software fonte você usará. No CD, oferecemos dois: 
   Se você usa Linux, utilize o Darkice + Darksnow
   Se você usa Windows, utilize o Oddcast 
   Se você não tem um servidor para sua rádio, não se desespere! Em muitos casos, é possível encontrar servidores livres na Internet que permitem que você envie seu stream para ele servir. Nesse caso, para se realizar o stream só é necessário ajustar o encoder para transmitir para esse servidor, poupando a parte da configuração do servidor.
   Não é o objetivo deste manual indicar quais são os provedores e sites que oferecem o serviço de transmissão por áudio via internet. Isso você terá de fazer por conta própria ou então dar uma olhada no item Montando um servidor de webrádio. Lembre que se sua rádio tiver poucos ouvintes e sua conexão é de banda larga, então muito provavelmente você poderá rodar seu próprio servidor. Você pode inclusive rodar vários servidores em conexões diferentes para distribuir o uso da bada, e com isso ser capaz de suportar mais ouvintes; 
   Instale e configure um desses softwares, utilizando os dados do servidor: 
   Endereço do servidor: pode ser qualquer coisa, tipo http://provedor.radios.net
   Porta da conexão: normalmente fica na faixa de 8000 a 8100
   Tipo de servidor: pode ser Shoutcast, Icecast ou Icecast2
   Ponto de montagem: esse será o arquivo em que sua transmissão será acessada pelos ouvintes. Normalmente pode ser qualquer nome escolhido por quem faz a transmissão. Por exemplo, se o seu ponto de montagem for minharadio, seu servidor for http://meu.servidor.net e a porta for 8000, possivelmente sua transmissão será http://meu.servidor.net:8000/minharadio
   Senha: bom, pode ser qualquer coisa... o administrador do servidor deverá passá-la pra você.
   Consulte o administrador do servidor para saber quais informações você precisa. 
   Agora é só se conectar ao servidor e enviar o endereço da sua transmissão para todo mundo ouvir! 

Requisitos de Hardware

Lembramos que o software fonte e o servidor podem rodar na mesma máquina. Se for esse o seu caso, utilize uma máquina de desempenho superior ao que seria necessário para ter cada uma das funções separadamente.

Abordaremos somente os pré-requisitos necessários para um PC ou compatível, mas grande parte, senão todo este Manual pode ser aproveitado para outras plataformas (como Macintosh, Sparc, Alpha etc).

Para se fazer uma transmissão com qualidade média (24kpbs, 22050Hz, stereo), é necessário, no mínimo:

   Pentium 133MHz ou compatível
   24Mb de memória
   Placa de som de 16 bits

É necessário também que a máquina tenha conectividade. Caso se queira transmitir para um servidor na internet, é altamente recomendado um conexão de banda larga, como ADSL, mas é possível fazer uma transmissão utilizando conexão discada (56kbps).

Transmissões low-fi e hi-fi

Se você possui internet banda larga, alguns programas permitirão que você faça mais de uma transmissão a partir do mesmo sinal de áudio, permitindo que você faça uma transmissão de alta qualidade (56kbps, por exemplo) para usuários de banda larga e outra com qualidade menor, digamos 24 ou 16kbps, para usuários de linha discada.

Montando seu estúdio

Você pode estar planejando colocar sua Rádio Livre ou Comunitária transmitindo também pela internet, pensando em apenas fazer transmissões caseiras ou querendo um verdadeiro estúdio de webrádio. Existem estúdios para todos os gostos e bolsos. Neste tópico vão algumas dicas de como ligar a aparelhagem já existente na sua rádio para transformá-la também numa rádio via internet.

O primeiro fator determinante nisso é a qual distância fica a conexão à internet do estúdio da sua rádio FM. Se no estúdio há conexão, então o problema está resolvido e você pode deixar o computador bem perto da mesa de som ou do mixer e aí você poderá tanto fazer transmissões pela internet quando baixar transmissões de outras rádios. Se a conexão fica longe do estúdio, a única possibilidade que você tem é captar sua transmissão FM com um receptor comum e inserí-la na entrada de sua placa de som para que ela possa ser veiculada na rede.

Outro fator é a capacidade da sua conexão. Muitas rádios encontram-se constantemente em dificuldades financeiras e não tem como pagar uma conexão de banda larga. Isso não é o fim da linha. Por preços mais em conta é possível fazer transmissões usando conexão discada (telefone) nos horários nos quais as tarifas são mais baratas. Não importa se sua rádio só tem transmissões pela net aos sábados à tarde, domingos ou madrugadas: o que importa é que ela faz transmissões.

Em seguida, você pode definir a quantidade de computadores que seu estúdio vai precisar. Com um computador mediano (Pentium II 233MHz, 64MB RAM) já dá para fazer tranquilamente a transmissão e em alguns casos (dependendo do programa de stream) tocar mp3 ao mesmo tempo. Se você conseguir um outro computador de menor capacidade (como um Pentium 133MHz, 32MB RAM) você terá mais liberdade ainda: no computador mais lento você roda o programa de stream e com o mais rápido você toca e edita áudio. Com três computadores então, você pode fazer transmitir pela internet, receber transmissões e ainda tocar mp3 ou ogg! É ainda possível ter apenas um computador com duas placas de som ligado à internet. Uma placa de som mandar áudio para a estação de rádio e outra recebe o áudio da estação para fazer a transmissão pela internet.

Abaixo colocaremos diagramas de tipos de estúdio que você pode montar.


O esquema mais barato


O esquema com internet longe do estúdio


O esquema "remediado", com internet no estúdio


O esquema inteligente, com apenas um computador com duas placas de som e internet no estúdio

Ligando o cabo de áudio na sua placa de som

Não importa como será a montagem do seu estúdio, você terá que ligar seu mixer, seu aparelho de som ou apenas um microfone na entrada de áudio da placa de som. Olhando atrás do seu computador, você deverá ver pequenas entradas circulares, normalmente coloridas:


Fonte: http://walnutdesign.com/support/audio-help/soundcard.htm

Se você viu algo do tipo, é a sua placa de som. Na foto, o buraco azul é onde você colocará o sinal a ser transmitido e no buraco verde (saída sem amplificação) ou preto (saída amplificada) você ligará suas caixas de som.

Agora vamos às ligações. Existem três tipos de plugues que você precisa conhecer:


Plugue P2 ("Bananinha")


Plugue P10 ("Banana" ou "Universal")


Plugue RCA

Fonte: http://ansel.his.duq.edu/mm579/

As entradas e saídas da sua placa de som são do tamanho P2, então é esse tipo de cabo que você vai precisar (P2 stereo). Mas pode acontecer que a saída do seu aparelho de som, do seu mixer ou do microfone não seja P2. Saídas de mixer costumam ser RCA e então você precisará comprar ou montar um adaptador ou cabo híbrido. Utilize sempre cabos stereo mesmo que sua transmissão pela web seja mono. Cabos stereo são aqueles com duas borrachinhas ao redor da parte metálica. Cabos monofônicos possuem apenas uma borrachinha ao redor da parte metálica.

ATENÇÃO: jamais ligue a saída de um amplificador na sua placa de som, isso poderá danificá-la.

Softwares fonte

Antes de começar essa seção, é bom esclarecer logo de cara que atualmente não existe o software ideal de transmissão de áudio pela internet. Nenhum deles reúne todas as opções disponíveis, o que um faz outro não faz.

E antes de começar a testar esses programas, coloque um sinal na placa de som e experimente gravar algum áudio utilizando seu programa favorito. Aproveite para deixar os volumes regulados, utilizando um mixer.

Neste CD, sugerimos dois softwares:

   Linux: DarkIce + DarkSnow
   Windows: Oddcast

Montando um servidor de webrádio

Muito provavelmente você procura por um servidor de webrádio para usar na sua transmissão e apesar de fazer uma busca não encontrou muita coisa. Realmente existem muitos servidores desse tipo, quase nenhum deles oferecendo serviço gratuito de transmissão.

A solução, no seu caso, é rodar um servidor na sua conexão com a internet ou então rodar vários servidores em várias conexões com a internet diferentes e juntá-los numa mesma rede, possibilitando que mais ouvintes consigam acessar seu sinal.

É necessário instalar e configurar um software para transformar sua máquina num servidor de webrádio. Veja como fazer isso com o Icecast.

Veja também o fórum de discussão do Portal Rádio Livre

Este texto foi extraído do manual Transmissão de Áudio pela Internet e Web Rádios, de Rhatto com colaboração de Rafael Diniz, e adaptado para este CD.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Rede Mocambos