NFCs/Coco de Umbigada
REDE MOCAMBOS - PROPOSTAS PARA PERNAMBUCO
Conteúdo |
Planejamento no IV Encontro Nacional da Rede Mocambos
Durante o IV Encontro da Rede Mocambos, Ronaldo Eli (Coco de Umbigada) e Daniel Criolo (Conceição das Crioulas) tivemos uma conversa sobre como poderíamos desenvolver atividades integradas em Pernambuco, visando potencializar a rede e disponibilizar suas ferramentas para as ações das comunidades do estado.
Pensamos em duas ações:
1. Oficina local em Conceição das Crioulas
Um final de semana de imersão, com dois dias de oficinas e debates sobre as ferramentas da Rede Mocambos e discussão sobre os temas do Encontro mais relacionados com a realidade da comunidade.
A porposta é realizar a oficina para 10 pessoas, entre jovens e lideranças, no telecentro existente na comunidade.
Sugestões para a programação:
Apresentação da Rede e das ferramentas Debate sobre territorialidade Oficina de mapa Oficina wiki
Essas propostas devem estar sendo discutidas por Daniel com Antônio Criolo, em Conceição, para alterações e proposição de datas e formas de viabilizar. Em reunião no último dia 21/06, TC sugeriu que após definidos os detalhes repassemos para a Rede para ajudar a viabilizar.
2. Convite à rearticulação dos pontos em Olinda
Pensamos que seria interessante buscar as organizações que fazem parte da Rede Mocambos em Olinda, falar sobre o encontro, sobre o trabalho que está sendo feito, sobre as ferramentas, para pensar em atividades conjuntas, possivelmente um ou mais oficinas locais e debates, a depender da resposta de cada local. Consideramos que seria interessante se houver a oportunidade de ter alguém de Conceição participando desse processo em algum momento.
Conversas no Coco de Umbigada
Após retornar a Olinda, estive também conversando com Mãe Beth de Oxum. Pensamos que o trabalho desenvolvido no Coco de Umbigada também tem muito a ver com o fortalecimento da rede, através das comunidades que trabalhamos e partindo da perspectiva específica das comunidades de terreiro lideradas por yalorixás. Consideramos que nossa ação, com o fortalecimento da distribuição de telecentros, da articulação entre as comunidades terreiros participantes e replicação de metodologias de produção cultural comunitária, está ligado aos debates propostos pela Rede Mocambos em uma perspectiva que valoriza a diversidade e a autonomia. Pensamos que é importante integrar as ferramentas da Rede Mocambos nesse processo, mas isso ainda não foi planejado, com data e metodologia definidas.
--Resistencia 21h21min de 24 de junho de 2013 (UTC)