PROPOSTA IPHAN 2012 001

De Rede Mocambos
Edição feita às 17h03min de 8 de agosto de 2012 por Prisciladila (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa
restrições de segurança nesta página

Proposta IPHAN enviada em Julho/2012

Apresentação do Projeto

O projeto Tambor, Acervos e Comunicação visa criar uma rede de produção, organização e catalogação digital de conteúdos históricos, artísticos, culturais e linguísticos produzidos por grupos e entidades de matriz africana no Brasil. Busca-se a transmissão de conhecimentos de detentores e/ou produtores de bens culturais de natureza imaterial para as novas gerações.

Neste projeto com duração de 1 ano objetivamos organizar a estrutura des três pilares. Especificamente, os pilares são 1) a organização de uma rede visando a construção de uma estrutura para reconhecimento e troca de recursos digitais e de conhecimentos; 2) estrutura para realização formação continuada e cursos sobre patrimoniamento e 3) bases para formação de recursos humanos ligada à produção e à disseminação de conteúdo produzido localmente no espaço digital.

Por meio de ações conjuntas pretendemos organizar tanto uma estrutura como uma metodologia que permita resgatar, divulgar e patrimoniar as contribuições linguísticas, filosóficas e culturais das matrizes africanas que participam na formação da cultura nacional. Além disso pretendemos fortalecer a capacidade técnica e operacional das organizações representativas dos povos e comunidades tradicionais locais em uma ação de formação educacional que ambiciona reflexos sócio-ambientais. Partimos do princípio que isso pode ser alcançado de forma coletiva e colaborativa com a estruturação de uma rede digital para intercâmbio de tecnologias livres e produção e circulação de conteúdo aberto.

Afirmamos assim o interesse em resgatar e divulgar as contribuições linguísticas, filosóficas e culturais das matrizes culturais africanas na formação da cultura nacional, a partir do esforço de um grupo social em se representar e em se apoderar dos recursos tecnológicos disponíveis. A possibilidade de resgate das contribuições dos descendentes de matriz africana nas próprias comunidades tem valor inestimável. Depois de séculos de historiografia que representa as negras e negros no Brasil como coadjuvantes do processo de colonização brasileiro contado por outras matrizes culturais, torna-se possível ganhar voz e - esperamos - colocar questões para a "formação da cultura nacional". É preciso participar desta discussão como protagonista, e esta é a oportunidade de preparação das comunidades para ocupar este papel.

O Projeto Tambor, Acervos e Comunicação é um trabalho proposto de forma colaborativa. Ele integra interesses de diferentes grupos e permite um tipo de articulação entre associação cultural, comunidades tradicionais, grupos de pesquisa que apresentamos abaixo:


Esquema nucleos.png

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Rede Mocambos