Relatórios Sérgio Melo
Conteúdo |
Junho
Atividades realizadas entre 05/06 e 03/07
Após a realização do IV Encontro Nacional da Rede Mocambos focamos a atuação no cumprimento do plano de trabalho local elaborado, apresentado e discutido ainda em Campinas.
Pelo plano apresentado, os seguintes pontos foram e estão sendo colocados em prática:
- Mapeamento e mobilização de parceiros (amigos, entidades e coletivos) que desenvolvam ações em Software Livre, com o foco orientado ao fortalecimento de uma rede de apoio e formação na Bahia.
- Mapeamento e participação em projetos e ações convergentes com as nossas necessidades de formação e articulação. Já participamos do I Mutirão de Audiovisual realizado pelo projeto Tabuleiros Digitais da UFBA que aconteceu no assentamento em Arataca , estamos envolvidos na realização do II Mutirão, e realizamos contatos com os responsáveis e proponentes de projetos de formação em comunicação popular e radio livre, Etnomapeamento digital e comunidades indígenas tocados pelo coletivo Nordeste Livre, com vistas a garantir a participação de integrantes da rede nas atividades.
- Inicie contatos e aproximação com o projeto Tecendo Redes, desenvolvido com comunidades negras e periféricas de Salvador, onde realizarei a apresentação da Rede Mocambos e do projeto SEPPIR e uma oficina sobre elaboração de projetos e financiamento Cultural. - reunir e organizar no wiki relatos de experiências de aprendizagens em oficinas e formações políticas em Software Livre: Estamos separando e analisando tutorias e video aulas sobre uso de Softwares de edição de áudio, vídeo e gráficos que servirão de suporte durante os encontros presenciais.
- Foi construído coletivamente um formulário a ser aplicado nos telecentros da Rede, com vistas a produzir um diagnóstico da situação em cada um (resposáveis, equipamentos disponíveis, existência de conexão, experiências em processos de formação, dentre outros). Esse formulário servirá ainda para criar o registro da atual situação e analisar o desenvolvimento e transformação das realidades ao final do projeto, e deve contribuir para a facilitação do acesso a informações básicas sobre cada lugar.
- Participação em reuniões:
Participei da reunião do dia 21/06, onde foi debatida a avaliação do IV Encontro Nacional, onde apresentei de maneira geral a avaliação do núcleo Casa do Boneco sobre as oficinas e falei sobre o andamento das nossa ações.
- Tenho realizado reuniões e conversas virtuais semanalmente com a coordenação do núcleo da Casa do Boneco, onde estamos debatendo e organizando as ações e a execução do plano de trabalho que elaboramos.
- Próximos Passos:
Conforme relatado, participarei, entre os dias 19 e 21/07 do segundo Mutirão do Audiovisual em parceria com o Projeto Tabuleiros Digitais da UFBA, ajudando na atividades formativas e articulando parceiros para Rede.
Julho
Atividades Realizadas entre 05 e 31 de julho de 2013
Encontro de produção audiovisual e comunicação comunitária
De 19/07/2013 a 21/07/2013
Assentamento Terra Vista - Arataca / Ba
Participantes: Rede Mocambos / NEPPA / GAIA / Rede de Agroecologia / MST / Indígenas Pataxó Hahahãe
Objetivos:
- consolidar a brigada de audiovisual
- elaborar uma carta de apresentação e principios da brigada
- formação para construir a identidade política e estética da brigada
- formação de monitores dos telecentros.br
- apresentar as ferramentas da Rede Mocambos
- contribuir com a demanda de comunicação comunitária
- realizar atividades de formação para uso de tecnologias livre e produção de conteúdo digital
- metareciclagem
- fotografia
- edição de vídeos
Programação
19/07/2013 - Manhã
- Chegada e acolhida dos participantes
19/07/2013 – Tarde
- Mesa de Abertura: Comunicação e Movimentos Sociais; Mediação: Dani
- Roda de Conversa: Qual a Comunicação que queremos? Mediação: Say
19/07/2013 – Noite
- Mostra de Vídeos: Exibição de vídeos feitos no 1º mutirão Mediação: Robson
20/07/2013 – Manhã
- Caminhada pela comunidade e plantio de mudas
- Oficina: Introdução a Linguagem Cinematográfica Mediação: Manu
- Oficina: Comunicação Comunitária Mediação: Say
20/07/2013 – Tarde
- Debate: por que formar uma brigada de audiovisual? Mediação: Wesley
Carta: objetivos e princípios da Brigada de Audiovisual Mediação: Luara
- Oficina: Ferramentas Livres da Rede Mocambos Mediação: Sérgio
Prática: Utilizando a wiki da Rede Mocambos Mediação: Cauê
20/07/2013 – Noite
- Planejamento: organização dos grupos de trabalho Mediação: Formiga
Oficina: Produção de Conteúdo Digital Mediação: Daniel
21/07/2013 – Manhã
- Roda de Avaliação: geral e subjetiva Mediação: Deise
- Encaminhamentos: data e objetivos da próxima atividade Mediação: Luara
Avaliação
Que Bom | Que Pena | Que Tal | |
---|---|---|---|
Logística | Houve aproveitamento; Alimentação de muita qualidade; Compromisso e utilidade do evento; divisão de tarefas; | Evasão das pessoas na brigada da cozinha; não houve veículo para articular as atividades; não teve brigada de alojamento; cancelamento do ônibus da UFRB e falta de plano B. | Fazer a apresentação do grupo; disponibilizar um veículo; mais frutas e sucos; melhorar a divisão das tarefas e garantir responsáveis pelo alojamento; melhorar a comunicação e articulação; incluir brigada de mobilização e animação; |
Objetivos | Foi alcançado o objetivo do encontro,ampliado e adaptado; harmonizou o coletivo e consolidou a brigada de audiovisual. |
Poucas oficinas práticas; limitação na relação com os indígenas. || Realização de mais oficinas; pensar estratégia de comunicação com os indígenas; consolidar o princípio de interação com a comunidade | |
Qualidade do diálogo | Divisão de grupos proporciona a participação de todos; entendimento de várias linguagens; as pessoas se ouviram; produtivo, respeitoso, politizado, esclarecedor; dinâmica dos subgrupos foram produtivas; conversas encaminhativas e boas falas norteadoras dos mestres | Dispersão/diálogos paralelos; Faltou dinâmicas para quebrar a timidez e faltou místicas; monopólio das falas em diversos momentos; problemas na mediação; muita informação e redundância. | Elaborar urna para sugestões e perguntas; desenvolver dinâmicas antes das atividades (teatro, dança, música); continuar tentando equilibrar as falas; coordenar o tempo de fala se necessário; melhorar a mediação; estudar educação popular. |
Programação | A presença das crianças; bem adaptada e bem pactuada; soluções práticas e rápidas | Pouca vivência e interação com e na comunidade. | Ciranda com as crianças; coleta de frutas; oficina de bonecos; garantir horário de silêncio; atividade cultural; cineclube; garantir apresentação das pessoas e da metodologia no início |
Vídeos Produzidos
Foram produzidos os seguintes vídeos com os participantes da Rede Mocambos
Agosto
Atividades Realizadas entre 01 de agosto e 02 de setembro de 2013
O mês de agosto foi dedicado a realização da Oficina de Formação Local e do Seminário Rádio, Arte e Política
Seminário: Radio Arte e Política
De 21 a 23 de Agosto de 2013
O seminário teve uma agenda acadêmica com lançamento de livro “Rádio, Arte e Política”, do professor e pesquisador Mauro Sá Rego Costa e debate no grupo de pesquisa, mas também, um dia de mesa sobre Radios: livres, comunitárias e populares. A discussão foi bastante rica. Contou com intervenções de Mãe Beth de Oxum, falando sobre a Rádio Amnésia em Olinda, uma indígena da etnia Pataxó Hahahãe, relatando a experiência da rádio que fica na aldeia Caramuru / Paraguaçu, e de Sérgio Melo, relatando as experiência desenvolvidas pelo coletivo Nordeste Livre com comunicação popular, software livre, financiamento de projetos e a implantação da Radio Kiriri, na aldeia Mirandela, município de Banzaê, na Bahia. Say Adinkra relatou ainda a experiência que vem sendo desenvolvida no Núcleo de Formação Continuada da Bahia pela Rede Mocambos em parceria com a Teia de Agroecologia, na Casa do Boneco em Itacaré e em aldeias indígenas, quilombos e assentamentos do Estado. O evento foi transmitido pela internet, via webrádio, em parceria com a rádio da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – 30 pessoas de diferentes estados acompanharam a transmissão – e contou ainda com a interação do público via Redes Sociais.
Oficina de Formação Local
De 30 de agosto a 01 de setembro de 2013
Sexta
tarde - revisão das maquinas
noite - início da noite diálogo tambor, ancestralidade e tecnologias
Sábado
manhã - uso da wiki e debates sobre uso das ferramentas com pesquisa no google e outros sites legais, problematizando as redes sociais como facebook, twitter, etc
tarde - produção audiovisual
noite - produção audiovisual
Domingo
manhã - planejamento (usando o corais.org para organizar proximas tarefas e ações)
tarde - avaliação
Resultados
Foram realizadas oficinas livres de comunicação e demonstradas a utilização de algumas das ferramentas da Rede Mocambos.
Nas oficinas de produção audiovisual, foram utilizadas imagens de arquivo de edições anteriores dos Carurus de Ibejis e as Pedagogingas, que foram decupadas e selecionadas.
Como resultado das oficinas, foram produzidos 05 teasers promocionais para a mobilização de público para o XII Caruru de Ibejis e as Pedagogingas, utilizando o Editor de imagens Kdenlive.
Os vídeos foram publicizados via redes sociais e estão disponíveis nos seguintes links: