Junho

De Rede Mocambos
(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Resistencia (disc | contribs)
(Criou página com ' <big>'''D'''</big>urante o IV Encontro da Rede, contribuí com a cobertura compartilhada, na captação do áudio para transmissão ao vivo. Isso foi conciliado com a partici...')

Edição atual tal como às 01h35min de 3 de julho de 2013

Durante o IV Encontro da Rede, contribuí com a cobertura compartilhada, na captação do áudio para transmissão ao vivo. Isso foi conciliado com a participação e contribuição nos debates, como membro da roda e também mediador, no caso da roda sobre cultura popular (tudo está relatado na sistematização publicada em http://acs.taina.net.br/wiki/NFCs#Relatoria_do_encontro_de_forma.C3.A7.C3.A3o_de_base). Juntamente com Sérgio, produzi um vídeo a partir do debate sobre Gestão de Território e Territorialidade (disponível em http://acs.taina.net.br/wiki/Videos_enviados_por_S%C3%A9rgio)

Ainda durante o Encontro, produzi em conjunto com Daniel Crioulo uma proposta de planejamento de ações para o Estado de Pernambuco (http://acs.taina.net.br/wiki/Rede_Mocambos_-_Propostas_para_Pernambuco_%28Junho_de_2013%29). A proposta está em discussão com os pontos do Estado, mais especificamente com Antônio Crioulo, do Núcleo de Conceição das Crioulas, e Beth de Oxum, do Núcleo Coco de Umbigada. A conversa com a última está relatada na wiki, e aponta para uma integração positiva entre as ações da Rede Mocambos e a rede de terreiros envolvida nas atividades do Coco de Umbigada, inclusive através de projeto financiado pela SEPPIR. Já com o primeiro, estão sendo discutidos: um calendário e os detalhes de organização para uma imersão de trabalho com as ferramentas no quilombo; e a participação da Rede em um evento que envolverá quilombos de vários estados nordestinos, e que está sendo articulado também pelo Antônio. Esta conversa tem sido encaminhada por e-mail, de forma bastante lenta, em minha opinião. Já pedi a Antônio que me enviasse o número de um telefone para tentarmos uma conversa mais objetiva. Daniel não tem respondido aos e-mails.

Tentei ainda um contato com Guitinho da Xambá. Ele respondeu prontamente, manifestando interesse, mas afirmou estar dando conta de demandas pessoais e não poder se dedicar às atividades da Rede no momento. Os próximos passos são: ampliar as conversas com antigos membros da Rede; inserir a discussão sobre a rede no projeto Brincadeiras de Terreiro, do Coco de Umbigada com 6 terreiros pernambucanos; dar seguimento às conversas com Antônio Crioulo para definição de atividades


No dia 11 de junho participei, em nosso Terreiro, de uma reunião com o presidente da Fundação Palmares, Hilton Cobra, artistas, produtores e comunidade de santo, discutindo a questão da liminar que suspendia os editais voltados para o povo negro no Ministério da Cultura. Tive a oportunidade de falar sobre os pontos de vista da rede acerca da pedagogia anti-racita e da autonomia das comunidades. A reunião foi noticiada em http://www.palmares.gov.br/2013/06/em-reuniao-artistas-e-produtores-culturais-de-pernambuco-decidem-resgatar-forum-permanente-de-cultura-negra/.


No dia 21 de junho, participei de duas reuniões:

A primeira, à tarde, tratou do projeto Baobáxia. Vince informou quanto à aprovação do projeto pela Fundação Banco do Brasil, e a necessidade de começar a toca-lo, levantando as propostas e necessidades das comunidades para por em prática as ações. Sugeri que definíssemos a equipe do projeto, e que ela tocasse as primeiras tarefas, de planejamento e levantamento de informações sobre estrutura junto às comunidades. Chegamos a uma proposta de equipe, envolvendo Vince, Milson, Guinê, Pc, Antônio Crioulo e Daniel Crioulo, que seriam consultados. Não soube se houve algum resultado da consulta. Depois vi um relato, enviado por Priscila, informando sobre uma comissão que não tinha Antônio nem Daniel, e incluía meu nome. Não tive mais informações.

À noite, outra reunião envolveu um coletivo maior, que tratou da avaliação do Encontro. A reunião ocorreu aplicando parte de uma proposta de metodologia feita por mim, e uma sugestão de pauta que fiz e foi aceita por todos e todas. O relato das discussões foi elaborado por Pc, e enviado por e-mail. Encaminhei algumas propostas, e tive que sair antes do fim da reunião, que se alongou para além do previsto. Minhas propostas para a reunião foram:

encaminhar os parâmetros do questionário e definir quem elaboraria e aplicaria, e até quando como seria a análise dos questionários, e quando encaminhar levantamento de inserções na wiki, e como elas serão avaliadas encaminhar levantamento de inserções no mapa

Houve outras propostas que, de certa forma, convergiam. Mas, em minha opinião, os encaminhamentos não foram corretamente submetidos ao final da reunião, o que prejudicou a execução. Posteriormente, na relatoria, todos os encaminhamentos feitos foram repassados como decisões, sem definição de responsáveis e sem uma organização, causando confusão. Em novo repasse, surgiu uma distribuição de tarefas que não veio da reunião, bem como um cronograma de cumprimento bastante apertado. Eu não consegui cumprir as responsabilidades delegadas, e não sei se alguém conseguiu. Para mim, foi designada a tarefa de produzir uma documentação a partir de levantamento de informações na wiki, sendo que este processo seria realizado por Pc e Guinê, conforme segue abaixo:

"Atividade: Duas (02) pessoas se encarregam de: usar a Wiki para pegar dados estatísticos e fazer umas ligações para preencher uns questionários, juntar com a relatoria e uma (01) pessoa para organizar a documentação levantada sobre os dados estatísticos; Tarefas de estatística - Guine e PC Tarefa montar documentação (organização dos levantamentos estatísticos feito pelo Guinê e PC) - Ronaldo Prazo segunda- 01 julho "

Escrevi para Pc e Guinê. Sem resposta, e sem maiores detalhes sobre a documentação pretendida, não pude executar a tarefa. Os próximos passos serão: continuar tentando contribuir com o processo de organização das reuniões; reforçar a necessidade de formação de subgrupos e seu funcionamento horizontal, conforme proposta elaborada por Say; entender/construir melhor meu papel no projeto Baobáxia e contribuir com seu andamento.


Realizei uma intervenção em mapa.mocambos.net, inserindo uma nova categoria, relacionada a música, e respectivias subcategorias (grupos e mestres, rádios, estúdios e eventos), conforme discussão realizada durante o IV Encontro com o Cléberson. A idéia é mapear e levantar informações sobre a cadeia produtiva de música na Rede, de forma a alimentar a produção de idéias e projetos que utilizem e potencializem esses recursos de forma integrada e colaborativa. Os pontos inicialmente levantados por nós foram marcados no mapa. Os próximos passos são: convidar a Rede a completar os relatos, e produzir uma tabela na wiki detalhando os recursos de cada local.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Rede Mocambos